Seguro de Condomínio!

Sr Síndico/Sra Síndica parabéns por enfrentar essa bucha. Sabemos que não é fácil administrar um condomínio e que por mais brilhante que seja o seu trabalho sempre terá algum condômino insatisfeito. A vida é assim mesmo, infelizmente é impossível agradar a todos. Mas a boa notícia é que pode contar com a gente e eliminar a preocupação com o seguro. Temos uma carteira bem razoável de condomínios e atendemos este ramo desde a nossa fundação (2004).


Acreditamos que os senhores saibam bem como funciona o Seguro de Condomínio, mas vale a pena ressaltar alguns pontos bem importantes:

  • Trata-se de um seguro obrigatório acordo com a lei 4.591/64 e as normas subseqüentes.

nike lunar force 1 gold streaming google chrome jäger pullover skagen skw6180 battery logitech mx keys options nike lab air max 90 crimson red bicicletas 4monster casaco feminino puffer ancienne nike zoom nike max zone com womens nike shox experience klamboe nl lodgy csomagtér világítás aloe vera maska na pleť adidas 6p cap

  • Além da cobertura de incêndio (obrigatória por lei como vimos acima) podemos incluir mais uma série de outras coberturas como: tumultos, derrame e vazamento de água, seguro de vida do funcionários (obrigatório conforme convenção trabalhista); danos elétricos;  vendaval; impacto de veículos terrestres, roubo de bens; responsabilidade civil do síndico e do condomínio, quebra de vidros, guarda de veículos, portões entre outras.

  • Enquadrar o tipo correto do condomínio é essencial na contratação. É preciso tomar um cuidado extra com condomínios que possuem comércio no térreo, eles possuem uma classificação específica.

  • É importante avisar se o condomínio possui elevadores. Eles são os “vilões” deste seguro.

  • De longe o sinistro mais comum é “danos elétricos”. Normalmente o prejuízo é alto pois afeta a placa do elevador e/ou central de interfones. Algumas seguradoras (com custo mais baixo) além da franquia aplicam na indenização uma cláusula de depreciação. Se o Condomínio possui mais de 5 anos a indenização pode ser reduzida em até 50% (aqui mora o perigo). Recomendamos sempre fazer o seguro com uma seguradora que não aplique esta depreciação ou que ofereça a opção de contratação com cláusula de “valor de novo”.

  • Outro sinistro bem comum é “quebra de vidros”, nem todo morador é muito cuidadoso com os bens do condomínio. Também acontece bastante acidente com o fechamento dos portões nos veículos dos condôminos.

  • O Seguro de Vida dos funcionários é obrigatório por força de convenção coletiva de trabalho e fica muito mais barato fazendo junto com o Seguro do Condomínio.

  • Normalmente a cobertura é para o próprio condomínio (áreas comuns e edificações), contudo é possível incluir um verba para os bens dos condôminos.

  • Uma cobertura bem legal é a de Guarda de Veículos. Se algum carro for roubado de dentro do Condomínio será indenizado.

  • É possível conseguir um descontinho extra agregando coberturas “baratas”. Quanto mais coberturas maior é o desconto de “agrupamento”. O Seguro fica melhor e mais barato.

  • A decisão de contratar o seguro deve ser do síndico por um motivo básico: ele é o responsável e será responsabilizado se der alguma zebra. Por isso não recomendamos transferir essa responsabilidade para a Administradora. É a sua pele que está em jogo.

A Famacor trabalha com as maiores seguradoras do mundo e sempre enviamos as melhores 3 propostas de seguradoras distintas.

  • Precisa renovar o Seguro do seu Condomínio? Nos consulte, você terá uma opção a mais para avaliar!
  • Seu Condomínio está sem Seguro? Fale agora mesmo com a gente, precisamos resolver isso urgente!

Escrito por Mauro Brustolin Iplinski, sócio da Famacor Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *